Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Tutorial #1: camadas

E aí povinho lindo? Beleza? Várias pessoas já me perguntaram como eu faço minhas imagens, e, recentemente, a nossa querida Ana Helena me pediu para ensinar a usar o Photoshop CS6, e eu pensei, por que não fazer uma pequena série de tutoriais? É isso mesmo povo, vai rolar tutorial da Kamy!!! XD


(Lembrando, é assim que o MEU photoshop está, o de vocês provavelmente está bem escuro, mas eu ensino a mudar a cor em um mini-Tutorial)

Bem, eu uso uma tablet como essas.

Nota: Essas tablets são relativamente baratas
Nota2: Vale lembrar também que a ponta da caneta gasta, e precisa ser trocada, você pode comprar as pontas separadamente, a minha ponta está durando bastante viu?

Para entender a diferença entre o traço feito com uma tablet e com um mouse, aqui um exemplo:
Mas, caso você não tenha uma tablet, este problema pode ser resolvido com a borracha no Photoshop mesmo, basta apagar as pontas para deixá-las finas.

Nesse primeiro tutorial, eu vou ensinar a usar as camadas, e algumas propriedades delas(as que eu sei, pois é claro, não sou uma profissional).
O desenho em camadas é muito mais dinâmico do que um em uma camada só, além de deixar o acabamento muito melhor.
Você pode criar múltiplas camadas, uma para cada parte do desenho, elas deixam mais fácil de manipular o desenho/foto, já que, dessa forma, você pode editar uma parte individualmente da outra.
Claro, é preciso saber como usá-las.

Eu normalmente começo com as seguintes camadas, mas é claro que, eu irei criar mais futuramente.
Nota: Para criar novas camada, você pode ir na opção camada, e clicar em "nova", ou simplesmente clicar naquela "página com uma das pontas dobrada" logo abaixo de onde estão as camadas.
Nota2: No lugar da camada "Esboço", você pode colocar uma foto do desenho que você deseja editar.

Ao clicar com o botão direito em uma das camadas, aparecerão as seguintes opções:
Clicando em opções de mesclagem, uma pequena janela vai ser aberta, nela, você pode ajustar o estilo da camada da maneira que desejar:
Logo depois de editar o estilo de sua camada, vão aparecer "mini-camadas" embaixo da camada que você editou, para que a camada volte ao normal, clique em rasterizar camada.

Em duplicar camada, você clona a camada atual, em excluir camada... Vocês já devem imaginar o que acontece... =P

Ao clicar em Criar máscara de corte, a camada atual vai funcionar apenas nas áreas já desenhadas na camada abaixo, e não irá aparecer nas áreas transparentes, Exemplo:
Mesclar para baixo, combina a camada atual com a camada abaixo, mesclara camadas visíveis combina todas as camadas visíveis(para deixar uma camada invisível, basta clicar naquele olhinho que fica ao lado da camada) achatar imagem irá tornar TODAS as camada uma só.

As últimas opções são para personalizar as camadas, elas só mudam a cor das camadas, assim:
A principal função da camada é separar as partes do seu desenho.
Por exemplo, se você estiver fazendo tudo em uma camada só, se você errar uma parte do leneart, você vai apagar não só o linerat, mas também uma parte do desenho, usando camadas, você pode apagar o lineart, as cores, as marcas, tudo o que quiser, mas se estiverem em camadas separadas, você pode apagar sem medo de apagar o resto.
Você também pode alternar a posição da camada, arrastando-as para cima ou para baixo, mas lembre-se que se você colocar a camada das cores acima da camada do lineart, por exemplo, as cores vão aparecer acima do lineart no desenho em si.
________________________________________________________________________________

Oi pessoal! Pois é, essa foi a primeira parte da minha série de tutoriais, foi só um tutorial básico de como funcionam as camadas, eu resolvi fazer um tutorial com esse tema, por que acho importante vocês saberem como as camadas funcionam. no segundo tutorial eu já estarei falando dobre os desenho em si com vocês, tá bem? Atá mais povo lindo!
Beijo!
Ass: kamyLioness

2 comentários:

  1. Obrigada pelo tutorial Kamy...Com certeza vai ajudar muita gente

    ResponderExcluir
  2. Kami valeu pelo tutorial mt obrigada T^T ficou mt bom obrigada .
    Bem mudando de assunto aqui está o meu leão pro concurso --->http://historiasinfindas.blogspot.com.br/2015/01/concurso-da-kami.html

    ResponderExcluir

Mais visitadas